A realidade mágica
Entre a magia e a realidade existe uma linha muito ténue. Por vezes perguntamos: o que é a realidade?
O que é a magia? Existe magia na realidade? Se há elementos mágicos na vida que surgem sem explicação, então somos nós também os criadores da própria realidade mágica.
Com o visionamento do filme Le Ballon rouge, de Albert Lamorisse, debateram-se as primeiras impressões: o que acharam do filme, partes preferidas, notas, comentários, perguntas e respostas.
Debateram-se também as realidades mágicas na vida de cada um, numa reflexão sobre a realidade mágica, a fusão da realidade ao universo mágico, onde elementos estranhos surgem como normais e onde elementos mágicos surgem sem explicação, descobrindo a linha ténue entre magia e realidade. A observação e análise da pintura The Red Balloon, de Paul Klee, irá conduzir a uma pintura e fotografia de cada aluno, dentro da sua realidade mágica.
Estrutura do workshop:
- Visionamento do filme O Balão Vermelho. Primeiras impressões. Conversa à volta da relação do menino com o balão. A interação que existe entre ambos era mesmo possível? Na realidade? O que é a realidade? O que é a magia? Existe magia na realidade? Onde? Como?
- Cada aluno encontra um local onde se sinta confortável e escreve uma coisa mágica ou um acontecimento mágico que já lhe tenha acontecido ou que gostava que tivesse acontecido, partilhando em grupo alguns destes acontecimentos.
- Cada um escolhe/recolhe/tira uma fotografia do local onde o acontecimento mágico aconteceu ou imaginam que aconteceria.
- Observação e análise do quadro The Red Balloon, de Paul Klee, em conjunto com aspetos do filme.
- Cada aluno, com lápis de carvão, desenha em cima da fotografia-paisagem o acontecimento mágico. Com papel químico, desenham toda a imagem (fotografia + desenho mágico) num papel A4 para unirem tudo num traço único. Com aguarelas e guaches pintam o desenho.
- Fotografa-se cada pintura e projetam-se as imagens numa parede.
- Cada um pode interagir com a sua realidade mágica – é tirada uma fotografia enquanto acontece esta performance com e na sua realidade.
Introdução ao realismo mágico através de obras de arte (cinema e pintura). Procura e descoberta de realismo mágico na vida de cada um.
Visionamento de um filme. Análise do filme e pintura em grupo numa reflexão coletiva. Através destes exercícios de análise das obras e de perguntas e respostas, os alunos foram desafiados a estimular a sua própria criatividade e fantasia interrogando-se sobre o próprio mundo mágico e/ou irreal e podendo assim representá-lo através do desenho, da pintura e duma performance interativa com essa mesma pintura.