Quem acredita no diabo?
Pode-se dizer que uma comunidade é um grupo que partilha elementos em comum.
Muitas vezes as comunidades a que pertencemos, mesmo as mais pequenas, são compostas por pessoas que mal conhecemos, apesar de nos cruzarmos com elas quase todos os dias.
Com o visionamento do filme Aniki Bóbó, de Manoel de Oliveira, debateu-se em sala de aula, com perguntas e respostas dos alunos, o que é uma comunidade.
Debatem-se também as dúvidas das crianças, como no excerto do filme, onde as crianças falam sobre os possíveis destinos do Eduardito e da própria vida. Os alunos elaboram individualmente perguntas para um jogo coletivo que tem como objetivo conhecerem-se a si próprios, darem-se a conhecer e conhecerem os outros. Irão descobrir como são iguais e diferentes e como tudo isso convive e forma a pequena comunidade que é a turma onde estão.
Estrutura do workshop:
- Os alunos analisam, em conjunto, o excerto do filme Aniki Bóbó, onde as personagens se perguntam sobre o destino do Eduardito, abrindo espaço para debater questões como o medo, a morte, a alma e o diabo.
- Os alunos elaboram, com a ajuda da professora, duas perguntas, relacionadas com o filme.
- As perguntas, que pedem uma resposta de “sim” ou “não” são lidas na sala de aula, onde cada aluno que responda “sim” junta-se aos restantes, por exemplo, em frente ao quadro da sala de aula.
- São feitas fotografias para cada resposta-grupo, que depois impressas. Esta série de fotografias revelam agora as pequenas comunidades dentro da comunidade que é a própria turma.
Reconhecer e aprofundar as relações de comunidade. Estimular a reflexão conjunta, a expressão das individualidades, fomentar laços de comunidade.
Visionamento do filme em sala de cinema e análise de excertos em grupo.
Reflexão coletiva.
Jogo de perguntas e respostas.