Loading...

The
Glossary

The contents of the CINARTS paths by choice do not use difficult or specialist terms, but directly their definitions or concept – not exhaustive, but sufficient to figure out the meaning. In this sense, this is a reverse glossary: an anti-glossary.

On this page you will find the alphabetical list of the concepts and terms drawn from the paths.

Cruz Flechada

Um membro do Cruz Flechada pertencia ao Partido da Cruz Flechada, liderado pelo Primeiro-Ministro húngaro Ferenc Szálasi. Depois de ter sido proibido inicialmente e de ter sofrido uma reestruturação, o movimento da Cruz Flechada chegou ao poder a 16 de Outubro de 1944, através de um golpe de Estado. Nessa mesma noite, líderes do Cruz Flechada mataram funcionários judeus numa margem do Danúbio e atiraram-nos ao rio. Durante os 170 dias que durou o domínio do Cruz Flechada, dezenas de milhares de ciganos e judeus foram levados para campos de trabalho e de extermínio. A maioria dos judeus foi colocada em guetos e os seus pertences e habitações foram confiscadas. O Partido da Cruz Flechada também apresentou uma resistência impressionante ao exército soviético, que se aproximava. Consequentemente, o país inteiro tornou-se um campo de batalha e Budapeste esteva cercada durante várias semanas.

A Casa do Cruz Flechada era a sede do partido, localizada na Avenida Andrássy, nº 60, Budapeste. A sua cave foi cenário de propaganda antiguerra, resistência, judeus escondidos, assim como tortura de opositores ao regime. As delegações regionais e rurais do Partido receberam o mesmo nome. Na década de 1950, o edifício de Budapeste serviu de sede da famigerada Autoridade de Proteção do Estado (ÁVÓ), a polícia secreta da República Popular da Hungria

Flashback

O flashback é uma técnica narrativa usada no cinema e na literatura para relatar acontecimentos que tiveram lugar no passado. É empregue para apresentar as personalidades das personagens, analisar cuidadosamente as suas ações, familiarizar os espetadores com os antecedentes, ou aumentar o suspense com a interrupção da narração no presente. O exemplo mais antigo de flashback aparece num filme do realizador francês Ferdinand Zecca (1901). Citizen Kane, do realizador norte-americano Orson Welles, é uma narrativa baseada no flashback. Os realizadores contemporâneos, como o norte-americano Quentin Tarantino, dão primazia ao flashback, mas este também tem um papel essencial em policiais, filmes de suspense e dramas psicológicos.

Secção áurea

Ao aplicar a secção ou proporção áurea, dividimos uma linha numa parte a e numa parte b, sendo que a sua razão é igual à razão da sua soma pela maior das quantidades, (a+b): a = a : b. A proporção áurea está na base de inúmeras formas naturais que o olho humano vê como harmoniosas, por exemplo, algumas cascas de caracol, flores ou cristais poligonais. Esta proporção tem sido aplicada na arte de várias formas ao longo do tempo, como é o caso das pirâmides egípcias, edifícios e pinturas da Antiguidade e do Renascimento, obras de arte modernas, fotografia, design e topografia. O valor numérico da razão áurea exprime-se no número irracional Φ ≈ 1,618 (letra grega phi) e apresenta uma infinidade de características matemáticas fascinantes.

Graffiti

O graffiti é um tipo de desenho ou escrita geralmente ilegal que pode ser encontrada numa superfície pública visível. Embora hoje em dia os streets artists sejam cada vez mais aceites, o graffiti ainda é visto como vandalismo em muitos países. Os street artists são considerados marginais que se opõe à cultura e valores dominantes. Usado como uma forma de expressão pessoal, o graffiti tornou-se o meio preferido dos que vivem à margem, da revolta e do protesto. O graffiti tornou-se sofisticado a nível mundial, dando-nos alimento para a reflexão. Muitos graffiti ilegais tornaram-se famosos e aceites, fazendo agora parte da imagem contemporânea de cidades como Paris, Nova Iorque, ou Berlim.

Tríptico

Com o sentido original de “altar com asas articuladas”, o tríptico é um tipo de altar cujo painel central de madeira é ladeado por dois painéis mais pequenos. Do ponto de vista artístico, é um método de criação de imagens frequentemente usado em pinturas medievais: um retábulo dividido em três secções, incluindo painéis laterais [que podem ser fechados sobre o painel central e são portanto pintados dos dois lados, interior e exterior]. Este método de construção também foi popular entre pintores de séculos posteriores. Era usado em pinturas cujos temas estavam relacionados com a religião em geral, ou que aludiam a esta de forma irónica.